Professoras da EFVJM defenderam, no SBSC, entre 02 e 05 de abril de 2023, artigo científico que analisa a disposição física (morfometria) do Rio Canabrava a partir de revisão bibliográfica e cartografia.

A bacia do Rio Canabrava está no estado de Minas Gerais inserido nos municípios de Coração de Jesus, Ibiaí e São João da Lagoa. Observa-se que o Rio faz parte da divisão dos municípios de Ibiaí e Coração de Jesus. Já a sua região de nascentes faz limite nos municípios de Coração de Jesus e São João da Lagoa. Este Rio possui uma importância local, pois abastece a cidade de Coração de Jesus, contribuindo para o desenvolvimento das atividades econômicas e rurais.

O trabalho intitulado “Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Rio Canabrava na região do Município de Coração de Jesus (MG) com aplicação de um SIG” foi apresentado no XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, realizado no período de 02 a 05 de abril de 2023, na cidade de Florianópolis, SC. Nesse evento, foram 872 trabalhos apresentados em 40 eixos.  O presente trabalho é fruto da parceria entre o Município de Coração de Jesus e a UFVJM, tendo em vista que um dos objetivos é a divulgação científica. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os parâmetros morfométricos da bacia do Rio Canabrava, na região de Coração de Jesus, utilizando o Sistema de Informações Geográficas. Esses parâmetros podem ser compreendidos com medidas da forma da bacia, rios e córregos em seu relevo. Os resultados mostram que a bacia possui uma forma retangular, que caracteriza um escoamento superficial distribuído. Já a topografia, na maior parte, é suave e possibilita a infiltração da chuva. Na região central da bacia, ocorre uma particularidade com a característica de um relevo forte ondulado, que possibilita a formação de processos erosivos. Esse é um dos primeiros esforços no avanço nos estudos do ambiente de Coração de Jesus.
O artigo pode ser acesso, na íntegra, por meio do link https://proceedings.science/sbsr-2023/trabalhos/caracterizacao-morfometrica-da-bacia-hidrografica-do-rio-canabrava-na-regiao-do?lang=pt-br, ou em anexo nesta matéria.

Matéria: Profa. Evelyn Sanchez, UFVJM.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Data de publicação: 02/05/2023

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Ana Clara; Gilberto Medeiros

Compartilhe!