RSS Coração de Jesus - MG Notícias de Coração de Jesus/MG Tue, 25 Jan 2022 16:28:00 -0300 Tue, 25 Jan 2022 16:28:00 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/rss CERTIFICAÇÃO DAS INICIATIVAS PROPOSTAS À LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 18:00:44 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html  
Hoje foi realizada, no espaço da Câmara Municipal de Coração de Jesus, a certificação das iniciativas aprovadas pelo Comitê Gestor dos Recursos Emergenciais da Lei Aldir Blanca, Lei Federal 14.017/2020. Ao todo foram 41 iniciativas aprovadas, pleiteando um total de mais de R$ 216.000,00, compreendendo as categorias de Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, pleiteante dos recursos disponibilizados através do Edital 01/2021 - PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS.

No evento compareceram o Secretário de Cultura e Turismo do Município de Coração de Jesus, senhor Gilberto Aparecido Soares Medeiros, e o Vice-Prefeito Dr. Samuel Barreto. Ambos abordarem a importância da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, o que vem de encontro à situação emergencial da classe artística do município, extremamente penalizada pelos efeitos da pandemia causada pela Covid-19. “Não resolve o problema, mas ameniza, especialmente agora que estamos às margens de uma nova onda de infecção”, destacou o Vice-Prefeito.

Após as falas das autoridades administrativas, a palavra foi passada aos presentes, pleiteantes dos recursos da Lei Aldir Blanc que tiveram seus projetos aprovados Pelo Comitê Gestor. As avaliações feitas pelos presentes foram muito positiva quanto à disponibilidade dos recursos para os artista, bem como quanto ao esforço da administração municipal, através da SMCT, em viabilizar o uso dos mesmos. “Trabalho há mais de vinte anos e agora estou parado a quase dois aos e meio. Vivo apenas da música, não tenho outra fonte de recursos. Este recurso (da Lei Aldir Blanc) chegou em boa hora”, disse o Sr. Gilson (Gilsinho Boca de Forró). “Eu não vivo da música, mas vivo pela música. É a primeira vez que chega, para as pessoas aqui na ponta, um recurso desses. Parabenizo o Secretário de Cultura e sua Equipe pelo trabalho. Vamos fazer uma live para arrebentar!”, argumentou o Sr. Dário Júnior. “Quero agradecer ao apoio da Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio e orientação que teve conosco na elaboração dos projetos. Todos foram muito atenciosos e cuidadosos conosco”, agradeceu o Senhor Ziza Farias, Mestre de Capoeira.

Os responsáveis por iniciativas aprovadas assinarão Termo de Compromisso para execução das mesmas. Após a certificação foi elaborado o Calendário de realização das atividades, que vai do mês de dezembro ao mês de fevereiro de 2022.

O objetivo do uso dos recursos da Lei Aldir Blanc é amenizar as percas financeiras da classe artística durante a pandemia da Covid-19 e fomentar a cultura local, possibilitando que a população, mesmo em período de grandes dificuldades, continue tento acesso a ela.
]]>
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS PROJETOS PLEITEANTES DOS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 17:14:20 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html Foi homologado, na data de ontem, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, o resultado final após análise do Edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Edital 01/2021, quanto à seleção de artistas que irão receber PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS, nas categorias de: Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, conforme classificação dos projetos inscritos, na ordem apresenta na planilha em anexo e em conformidade com a Lei “Aldir Blanc” e Lei Federal nº 14.150/2021, de 12 de Maio de 2021.

Para a Classificação dentro e fora do limite de vaga foram utilizados os critérios estabelecidos no item 5.10 do Edital 01/2021.

Todos os projetos listados no anexo foram aprovados pelo Comitê Gestor do Recurso Emergencial da Lei Federal n° 14.017/2020, de 29 de Junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), Alterada pela Lei Federal nº 14.150/2021 de Maio de 2021, Decreto Legislativo n° 6, de 20 de Março de 2020, Decreto n° 10.464, de 17 de Agosto de 2020, e modificado pelo Decreto n° 10.751 de 22 de julho de 2021, e perceberão recursos na ordem de pleito, ou acrescidos de valores remanescentes de iniciativas nas quais não houve pleito, remanejados do Edital 02/2021 - DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS CULTURAIS, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS (LEI ALDIR BLANC), e dos Rendimentos dos recursos na conta da Lei Aldir Blanc.

Após a homologação e publicação no Diário Oficial da AMM (Associação dos Municípios Mineiros), todos os responsáveis de projetos habilitados foram convocados, por meio de Edital de Convocação, para certificação e assinatura do Termo de Compromisso para execução das iniciativas aprovadas.

A homologação do resultado pode ser acessada através do link https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/materia/337E9165/03AGdBq25ypJ4q3-KyjA7TDXTCtJbFV-NmTu-Wkic-bhn9VktQoHDGQbIRYqAb5Y7TYBXMB4IzPA2WW5SvOUQPL8qC5GzAsrqUaE8Nmqwmwx4DlIV7tnBMunmGpbijjF5JHEPr5i82qZcZaYfIpIlTIjV825VyF7cm6B8LWlprOk_LrfOYx8yBvh9LNe3WKO1gG4BKC2CZeZl0hoDPneh9vZUByggv_uD3ETPvX9-KNF3vw5wUpryvD7Jv4LJVAMfGADYMXaDD0ThzG5YFhTDi2oyhYHJc40HAScuQbSaqaAwNxX7NK79A2QXAtthi3toM-c1Xgd4uU_dr5CV0NAe0XxK2AdVGNgQ2KNP4PCsIa6G7j-RZ4Q9Se5YefT4wdgjLnD_ozZaY1e3O9-vpCx5Qdv1XlE_38l47B2K1h-SFyNEN2W8Tr-YoCPi0KJQSOv51HXwN8Gj6pIWqi52vHm6sOYcFiPyVocULlw, ou baixa no anexo abaixo.
]]>
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL - 2021 Fri, 26 Nov 2021 11:05:49 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html

O Patrimônio Cultural pode ser compreendido enquanto um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, sendo este o legado que herdamos do passado e que transmitimos para as gerações futuras. Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local e para a construção de sua própria história.

Dentre as possibilidades de proteção do patrimônio cultural está o inventário cultural, que segundo Marília Rangel Machado “consiste no levantamento e identificação das características e valores particulares de um bem cultural”. Este possui diversas finalidades, dentre essas, subsidiar ações de educação patrimonial e políticas públicas de preservação, divulgar e valorizar o patrimônio cultural, contribuir na mobilização da sociedade civil na salvaguarda de seu patrimônio.

O Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus foi concebido de acordo aos critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa nº 01/2016 e nº 03/2017, elaborada pelo CONEP. Sua elaboração incluiu levantamento de campo, bibliografia geral e específica sobre o município e bases cartográficas. Na elaboração deste também foram discutidos os critérios de identificação e escolha dos bens inventariáveis, tal como o objetivo do inventário. (Texto da Introdução do Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG).

Consciente do papel do inventário e na intenção de preservar e proteger seu patrimônio cultural, o município de Coração de Jesus apresenta, dentre os bens listados em seu Plano, aqueles que foram inventariados no ano de 2021, sendo:
  • Casa do Fubá;
  • Casarão Coronel Francisco Ribeiro;
  • Biblioteca da EE Ce. Francisco Ribeiro.
O objetivo desta matéria é dar publicidade às atividades do município no âmbito do Programa Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, incluindo as ações do Plano de Inventário.
]]>
EDITAIS DE CHAMAMENTO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC Thu, 04 Nov 2021 15:13:55 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?editais-de-chamamento-para-execucao-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1040/?editais-de-chamamento-para-execucao-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html A Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, torna públicos os Editais:
 
EDITAL N 01/2021 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS (LEI ALDIR BLANC).
 
O Edital 01/2021, trata do financiamento remuneratório, não reembolsável, de  Prêmios, Bolsas, aquisição de Instrumentos, Serviços e Microprojetos Culturais, com o objetivo de premiar, fomentar e incentivar artistas do município de Coração de Jesus/MG. São selecionados neste Edital os proponentes cadastrados no Cadastro Municipal de Artistas de Coração de Jesus, através do Formulário 1.
 
EDITAL N.º 02/2021 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS CULTURAIS, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS (LEI ALDIR BLANC).
 
O Edital 02/2021, trata da distribuição de subsídio mensal a “Espaços Culturais”, através da seleção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias do Município de Coração de Jesus, com fins de subsidiar, com aporte financeiro, aqueles que tiveram suas atividades comprometidas ou interrompidas devido à vigência do estado de emergência em saúde pública no Estado de Minas Gerais, instituído pelo Decreto nº 47.891, de 20 de março de 2020, que estabelece medidas para prevenção, controle e contenção da pandemia de COVID-19. São selecionados neste Edital os proponentes cadastrados no Cadastro Municipal de Artistas de Coração de Jesus, através do Formulário 2.

A data para inscrição das propostas vai de 03/11/2021 até 17/11/2021, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sediada na Praça Francisco Ferreira Leal (Praça da Matriz), 510, Centro, Coração de Jesus, MG. O horário para inscrição de projetos será de 07h às 11h, e das 13h às 17h, nos dias úteis.

O proponente deverá LER ATENTAMENTE O EDITAL que regulamente sua área de proposta, preencher os modelos disponíveis nos Anexos do mesmo, preparar toda a documentação exigida, envelopar, identificar e protocolar diretamente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pessoalmente ou através de procuração legal.

Os Editais completos estão disponíveis no site da Prefeitura e podem ser baixados através do link 

https://coracaodejesus.mg.gov.br/licitacao/id/100/?chamada-publica.html. Estão disponíveis também, junto com os Anexos em formato Word, no final desta matéria.

Dúvidas poderão ser encaminhadas pelo e-mail: leialdirblanccj@gmail.com.

Artistas que ainda não se cadastraram no Cadastro Cultural dos Artistas de Coração de Jesus, o mesmo estará aberto até o dia 17 de novembro de 2021, às 12h, nos links abaixo:
 
Formulário 1: CADASTRO MUNICIPAL DE ARTISTAS, TRABALHADORES E PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.
 
Formulário 2: CADASTRO DE ENTIDADES E ESPAÇOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.
 
 
Um vídeo com maiores informações sobre os Editais será publicado no canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no YouTube, em https://www.youtube.com/channel/UC7wv3zuWTfWSTXjF3J2DETw, na data de 09/11/2021.
]]>
OFICINA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL - DEL Fri, 15 Oct 2021 17:41:57 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1039/?oficina-desenvolvimento-economico-local---del.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1039/?oficina-desenvolvimento-economico-local---del.html
Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local. A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Administração Unidos Por Coração, através da Sala Mineira do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretaria Municipais, e o SEBRAE, executadas durante o segundo semestre de 2021. São também parceiros nessas atividades a EMATER e o Banco SICOOB.

Ministrada pelo Facilitador Claudio Ramos, a Oficina DEL teve como objetivos:

 “Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL”
.

A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes, representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município e instigados por três fortes indagações:

“O que você sente por Coração de Jesus? O que você sonha para Coração de Jesus?, e O que você faz por Coração de Jesus?”.

A partir dessas questões e da compreensão de comprometimento com o desenvolvimento local, as atividades da oficina foram se desenhando através do entendimento da dinâmica do desenvolvimento local, que passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões:

Capital Empreendedor (mais e melhores empresas, empreendedores e lideranças), Tecido Empresarial (mais e melhores entidades, redes e conexões);

Governança para o Desenvolvimento (uma visão, um plano e uma institucionalidade);

Organização Produtora (melhor forma de gerar renda e riqueza no território): e

Inserção Competitiva (melhor forma de se integrar ao mundo).

Ao final do segundo dia de oficina foram apresentadas três propostas para o desenvolvimento econômico local. As propostas foram avaliadas por uma banca composta pelos convidados: Jovino (produtor rural), Eduardo Nogueira Melo (vereador e Presidente da Câmara), e Edson (comerciante da área de material de construção). As propostas foram:

Levantamento das cadeias produtivas a fim de estabelecer dados consolidados sobre a produção, produtores e locais em que se encontra;

Elaboração de planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local integrado;

Criação de cooperativa, subdividida em câmaras, capaz de acolher todos os produtores locais e suas divisões produtivas.

Durante as atividades, entre outras propostas de ação, ficou definido que, futuramente, será criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Coração de Jesus, com papel multiplicador para alavancar o desenvolvimento econômico local. Para a criação deste conselho já foi encaminhado ao Jurídico Municipal, pela Sala Mineira do Empreendedor, projeto de lei a ser analisado e encaminhado à Câmara municipal para aprovação.

Ficou criada a Comissão DEL, responsável para levar adiante as propostas votadas, compostas pelas seguintes pessoas:

Domingo Sávio Amaral
Matheus Luiz Ferreira Santos
Flávia Luciana Nery
Camila de Castro Nogueira
César Augusto dos Reis
Kiara Daniele Gonçalves Cardoso
Maria Ilma Lopes
Araci Fiuza da Silva
Wagner Alves Melo
Denise Gonçalves de Alencar
Guilherme Leal Andrade
Edivagner de Matos
Marcos Antônio Pereira Reis
Maria Aparecida Ferreira Júnior
Cristiano da Silva
Gilmar Moreira da Silva
Gilberto Aparecido Soares Medeiros

]]>
PREFEITURA DE CORAÇÃO DE JESUS LANÇA CADASTRO CULTURAL PARA ARTISTAS E ESPAÇOS CULTURAIS Fri, 08 Oct 2021 17:38:42 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1038/?prefeitura-de-coracao-de-jesus-lanca-cadastro-cultural-para-artistas-e-espacos-culturais.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1038/?prefeitura-de-coracao-de-jesus-lanca-cadastro-cultural-para-artistas-e-espacos-culturais.html

Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, torna público o Cadastro Cultural de Artistas, Grupos, Empresas e Espaços Culturais do município. O objetivo do Cadastro é fazer o mapeamento desses profissionais e Espaços para implementar os recursos da Lei Federal Aldir Blanc – Lei de emergência Cultural, N 14.017, de 29 de junho de 2020, em Coração de Jesus.

A Lei Aldir Blanc foi criada no ano passado para beneficiar o setor cultural afetado pela pandemia de Covid-19, e foi alterada pela Lei Federal nº 14.150, de 12 de maio de 2021. O município de Coração de Jesus foi contemplado com o Valor Total de R$ 212.421,87 (duzentos e doze mil, quatrocentos e vinte e um reais e oitenta e sete centavos). Este valor encontra-se em conta e agora será utilizado para atender à classe artística e trabalhadores da cultura do município.

Para que artistas e trabalhadores da cultura sejam beneficiados com os recursos é necessário fazer o cadastro e aguardar a homologação do mesmo pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O cadastro NÃO garante o direito ao recurso, mas é pré-requisito para seu pleito. Na sequência, serão publicados editais de chamamento Público com as regras da Premiação. Os interessados devem acompanhar as publicações no site da Prefeitura Municipal.

O Decreto de publicação do Cadastro Cultural de Artistas pode ser baixado neste link: https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/uploads/norma/18811/Decreto_n_79_2021.pdf.  

O cadastro poderá ser feito no período de 11 de outubro, das 06h, ao dia 29 de outubro, às 18h, pelos formulários disponíveis nos links abaixo. Os formulários fecharão automaticamente no dia 29 às 18h, não podendo mais receber respostas. Quem não conseguir realizar o cadastro online, poderá procura a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, à Praça Ferreira Leal, 510, Centro, Coração de Jesus, nos dias 13, 14, 15, 18, 19, 20, 21, 22, 25, 26, 27, 28 e 29 nos horários de 07h às 11h, e das 13h às 17h, para realização do seu cadastro. Não serão recebidos novos cadastros a partir do dia 29 de outubro e os cadastros que, porventura, forem enviados antes do dia 11 de outubro serão desconsiderados.

Para fazer seu cadastro, basta acessar o link na área pretendida abaixo:

Formulário 1: CADASTRO MUNICIPAL DE ARTISTAS, TRABALHADORES E PROFISSIONAIS DE ARTE E CULTURA DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Link: https://docs.google.com/forms/d/1urUr8jEnN0hM_dIV65roeSoaLN_lq4Q3poWn5SS3b9o/edit.   

Formulário 2: CADASTRO DE ENTIDADES E ESPAÇOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Link: https://docs.google.com/forms/d/1nV6h616EZuduEXqB_uYY9-pik0X1pJZdyig-Dg4TphY/edit.  

Para mais esclarecimentos, assitam ao vídeo no Canal da SMCT no YouTube, disponível no link 

https://www.youtube.com/watch?v=3XflDS6CtuA.

As regulamentações gerais da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no município de Coração de Jesus constam no Decreto Municipal N 80/2021, que pode ser acessado e baixado no link 

https://coracaodejesus.mg.gov.br/legislacao/id/5/?decretos.html.

Qualquer dúvida sobre a execução da Lei Aldir Blanc no município de Coração de Jesus deverá ser encaminhada para o e-mail: leialdirblanccj@gmail.com.

]]>
Visita Guiada Bem Patrimonial Tombado Gruta Madame Cassou Wed, 06 Oct 2021 14:25:31 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1037/?visita-guiada-bem-patrimonial-tombado-gruta-madame-cassou.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1037/?visita-guiada-bem-patrimonial-tombado-gruta-madame-cassou.html Na data de ontem, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, realizou visita guiada com alunos, pais e outros responsáveis e professoras da EM Quirino José da Silva, à Gruta Madame Cassou e à Cachoeira do Canabrava. Esses atrativos turísticos fazem parte do patrimônio cultural material natural de Coração de Jesus e estão situados nas imediações da cidade. A Cachoeira do Canabrava está dentro do perímetro urbano e fica a 600m da cidade. Já a Gruta encontra-se em terreno particular a 1800m da cidade.

A visita guiada tem a intenção de apresentar e situar o estudante e a família dentro de um espaço específico que promova aprendizagens, como museus, bibliotecas, universidades, centros culturais ou científicos, parques entre outros. No caso da atividade realizada, foi escolhida a Gruta Madame Cassou para a ação, que foi realizada na parceria entre a SMCT e a EM Quirino, no cumprimento de ações do Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural e do Programa Educação e Família, criado pelo Governo Federal e aderido pela Escola.

A atividade Visita Guiada ao Bem Patrimonial Tombado Gruta Madame Cassou faz parte das atividades da SMCT na execução de seu Plano Municipal de Ação de Educação para o Patrimônio e Difusão Cultural, pelo qual o município precisa realizar várias atividades educativas a fim de divulgar o Patrimônio Cultural do município e preparar os munícipes para seu conhecimento e preservação e pleitear mais recursos de ICMS Cultural. Esta atividade enquadra-se nas ações de visitas a bens culturais com público diversificado, sendo escolhido o público escolar, incluindo alunos, pais e demais responsáveis de alunos e servidores escolares.

Por outro lado, a EM Quirino José da Silva efetivou a parceria para desenvolver atividade do Programa Educação e Família, realizando a visita guiada com alunos e responsáveis, a fim de ampliar o processo de aprendizagem para além dos muros da Escola, materializando ações que envolvem a vida familiar e melhorem a relação ensino-aprendizagem na escola, além de possibilitar a ampliação dos resultados metodológicos, avaliativos e práticos esperados.

Além das parecerias para realização de atividades específicas, a SMCT desempenha funções de visitação aos bens patrimoniais do município, bastando os interessados fazerem sua agenda junto à mesma, através do e-mail ou presencialmente, conforme meios de contato e endereço registrados no site da Prefeitura na área da Secretaria.

A visita foi muito positiva, e além da Gruta Madame Cassou, foi visitada ainda a Cachoeira do Rio Canabrava. Os visitantes não perderam tempo, e vários entraram nas águas do Rio Canabrava. Alunos e demais pessoas envolvidas demonstraram grande interesse pelos bens visitados e pelas orientações do guia. Um aluno afirmou que o passeio foi “o melhor que já teve na vida”, recebendo atenção e apoio de vários colegas e professores.

Durante a realização da atividade foi praticada a ação de coleta de lixo descartado dentro da Gruta e no percurso da trilha. Os alunos e professores, munidos de EPIs adequados, removeram o lixo, trouxeram-no e depositaram em lixeiras na cidade. Esta prática de educação ambiental faz parte das propostas de atividades culturais e turísticas da SMCT.

Vale destacar que o Bem Patrimonial Gruta Madame Cassou está entre os atrativos mais importantes e mais bonitos de Coração de Jesus. De formação cárstica (era calcária, mais ou menos 1,8 milhões de anos), a gruta foi explorada pela primeira vez no século XIX, pela exploradora francesa Madame Cassou, cujo nome foi lhe dado em homenagem. A Gruta Madame Cassou está entre os atrativo mais visitado do município e, embora ainda não esteja estruturada para o uso definitivo de turistas, recebe constantemente visitantes locais e de outras regiões, deixando todos encabulados com sua beleza e acessibilidade.

Por outro lado, a Cachoeira do Rio Canabrava pertence à memória cultural e afetiva de Coração de Jesus desde a época colonial. Em suas proximidades foi montada a terceira Usina Hidrelétrica da América Latina, em 1922, para fornecimento de energia pública e privada a Coração de Jesus. A maioria dos jovens da geração anterior à atual frequentou a Cachoeira em tardes de domingo, dias de festa ou em qualquer hora do dia, dependendo de sua ocupação em casa, na escola ou no trabalho e, claro, dependendo do controle dos pais. A Cachoeira do Rio Canabrava vem sendo cada dia mais frequentada.
]]>
CARTILHA PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL Mon, 04 Oct 2021 21:11:44 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1036/?cartilha-patrimonio-cultural-material.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1036/?cartilha-patrimonio-cultural-material.html Esta Cartilha tem como objetivo apresentar os principais bens patrimoniais arquitetônicos de Coração de Jesus. Resulta de atividade cadastrada na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais que, no ano de 2021, tem como tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”. Assim, a Secretaria de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, como Proponente da atividade, pretende percorrer os caminhos do patrimônio material de Coração de Jesus, apresentando os principais bens arquitetônicos do município e um pouco de sua história e sua importância para a cultura local. Os bens patrimoniais aqui apresentados estendem-se desde a arquitetura colonial portuguesa, passando pela arquitetura de origem quilombola, pela arquitetura moderna, pela arquitetura religiosa de origem cristã católica e evangélica até a arquitetura mista resultante de modificações arquitetônicas através dos tempos.

]]>
CORAÇÃO DE JESUS REABRE FEIRA LIVRE Sat, 04 Sep 2021 17:27:16 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1035/?coracao-de-jesus-reabre-feira-livre.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1035/?coracao-de-jesus-reabre-feira-livre.html Neste sábado, 04 de setembro de 2021, os Feirantes de Coração de Jesus, com apoio da Administração Pro Bem de Coração e outros parceiros, reabriram a Feira Livre do município.

A Feira Livre de Coração de Jesus faz parte da memória econômica e cultural do município, especialmente por favorecer um ambiente de igualdade comercial para os pequenos produtores e artesãos locais, além de contar com apresentações de artistas.

Durante muitos anos, A Feira Livre foi realizada na rua em frente ao antigo mercado, na ponta Norte da Praça da Matriz. Após o fechamento do Mercado Municipal no local e seu deslocamento para o prédio construído na Avenida Montes Claros, a Feira Livre também migrou para lá, sendo instalada nos fundos do Novo Mercado. Já nesse tempo havia perdido muito de seu caráter de Feira Livre, restringindo-se mais aos produtos da agricultura familiar.

Ao longo dos anos, após ser deslocada da parte histórica da cidade, entre períodos de fechamento e reaberturas curtas, e também por questões políticas, a grande Feira Livre de Coração de Jesus passou a ser chamada de “feirinha”, e chegou a ser mudada, por pouco tempo, para o bairro Renovação. Posteriormente, através de várias tentativas de reabertura, veio a funcionar na Avenida Montes Claros, em frente ao atual prédio do Mercado, ou no fundo do mercado, e, no ano de 2019, em frende ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coração de Jesus, abrindo por pouco tempo, sendo impedida de continuar devido à Pandemia de Covid-19. Nesse processo de vai e vem, a Feira Livre foi perdendo força e deixando a população angustiada.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Saúde, Assistência Social, Administração e Finança, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor, com a EMATER e apoiadas pela Administração Pro Bem de Coração, oferecem suporte aos feirantes para reabertura e realização da Feira Livre.

A reabertura da Feira Livre, neste sábado, 04 de setembro, procura resgatar suas características originais, entre as quais a participação de feirantes de todas as regiões do município, entre eles agricultores e artesãos, que podem oferecer seus produtos à venda no mesmo lugar, livres de encargos financeiros, senão aqueles próprios para boa oferta de seus produtos.

A Feira Livre estará funcionando na Praça da Matriz, com apoio da Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, em todos os sábados a contar de hoje e a partir das 06h da manhã. As secretarias e demais parceiros estão oferecendo a estrutura básica e sanitária para os feirantes, bem como a divulgação da Feira.

Devido às limitações causadas pela Pandemia de Covid-19, ainda não estão liberadas as apresentações artísticas em ambientes abertos, a fim de evitar aglomeração e facilitar a circulação dos feirantes, clientes e visitantes.

Ao final do expediente de hoje, avalia-se que o saldo da reabertura da Feira Livre foi muito positivo, com feirantes, administração, parceiros e população em geral apresentando satisfação com o fato, críticas positivas e prevendo melhoras nos próximos sábados. A expectativa ainda é de que, após a reabertura da Feira Livre de Coração de Jesus, os distritos e povoados do município venham a reabrir suas feiras locais, ampliando os espaços para os feirantes disponibilizarem seus produtos à venda.

Para participar da Feira Livre, os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Comendador Lafetá, 776, Centro de Coração de Jesus, e fazer o seu cadastro.

Reiteramos que foram respeitadas todas as medidas sanitárias ao enfrentamento à Covid-19 na realização do evento.
]]>
PAV – PONTO DE ATENDIMENTO VIRTUAL DA RECEITA FEDERAL Thu, 19 Aug 2021 16:26:37 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1034/?pav--ponto-de-atendimento-virtual-da-receita-federal.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1034/?pav--ponto-de-atendimento-virtual-da-receita-federal.html Coração de Jesus agora conta com um novo serviço de atendimento aos munícipes: o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal (PAV). Este programa foi instituído pela Portaria RFB Nº 29, de 16 de abril de 2021, e consiste num.

... espaço estruturado por ente parceiro para fornecimento de orientações e prestação de serviços da RFB, implantado após a formalização de parceria mediante Acordo de Cooperação Técnica ou Acordo de Cooperação (Art. 2º, da Portaria N 29, de 16 de abril de 2021).

Para ter acesso aos serviços do PAV, os interessados deverão cumprir as exigências definidas no Art. 3º da Portaria:

Art. 3º O interessado que demandar serviços por meio de PAV deverá dar autorização expressa para uso do serviço e para acesso a informações protegidas por sigilo fiscal, conforme o Anexo III desta Portar.

O PAV está funcionando em Coração de Jesus desde junho de 2021. O objetivo deste novo programa no município é oferecer serviços da Receita Federal de forma gratuita e sem a necessidade dos cidadãos corjejuenses estarem se deslocando para outra cidade. O Ponto de Atendimento Virtual (PAV) está localizado na Sala Mineira do Empreendedor, situada à Praça Doutor José Carlos de Lima, s/n, centro em Coração de Jesus, MG, e conta com os seguintes serviços:

Cadastros
CAEPF – inscrição ou alteração de dados; CAFIR – inscrição, alteração, cancelamento ou reativação; CNO – inscrição, alteração ou anulação por multiplicidade; CNPJ – inscrição, alteração e baixa; CPF – inscrição, alteração e regularização.

Certidões e situação fiscal
Consulta pendência fiscal PF, PJ e imóvel rural; certidão de regularização fiscal; certidão de obra.

Declarações e Demonstrativos
Cópia de declaração e recibo para PF – DIRPF, DIRF BENEFICIÁRIOS e DITR; cópias de declarações e recibos – GFIP, PERDCOMP, DACON, DMEP; consulta pendências malha fiscal; consulta restituição e situação fiscal – DIRPF.

Pagamentos
Emissão de arrecadação – DARF e GPS; retificação de documento de arrecadação – REDARF/RETGPS.

Processos e Procuração
Conversão de processo eletrônico para digital; cópia de processo (exceto de PJ Lucro Real/Presumido/Arbitrado); juntada de documentos; impugnação, recurso, manifestação de incomodidade, procuração RFB.

Assim, se você precisar abrir, regularizar ou encerrar uma empresa, ou realizar qualquer outro dos serviços listados acima, e ainda muitos outros ou obter mais informações, de forma gratuita, basta ir à Sala Mineira do Empreendedor e obter seu atendimento.

Além do PAV, a Sala Mineira do Empreendedor oferta vários utrps serviços, tornando-se um espaço para prestação de serviços que vão desde a orientação empresarial básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular  das empresas.  Entre as várias funções da Sala Mineira do Empreendedor, estãoas de estimular o empreendedorismo, preparar empreendedores para formalização de negócios e aumentar a longevidade, competitiva e inovação do pequeno negócio.

A meta da administração municipal é transformar a Sala Mineira do Empreendedor em um espaço único de referência para o empreendedorismo local. Por isso foi agregado aos serviços da mesma o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, e em breve serão agregados um ponto de atendimento do PROCON Regional e um ponto de atendimento da Receita Estadual (SIAT)*.

*Sobre esses novos serviços, veja matéria publicada aqui em 13 de agosto de 2021.

Para mais informações sobre o PAV e outros serviços da Sala Mineira do Empreendedor, entre em contato pelo telefone (38) 992068531, ou e-mail: salamineira.cordejesus@gmail.com.

Para ler na íntegra a Portaria N 29, de 16 de abril de 2021, acesse https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-rfb-n-29-de-16-de-abril-de-2021-314932197.
]]>