RSS Coração de Jesus - MG Notícias de Coração de Jesus/MG Tue, 31 Jan 2023 23:07:17 -0300 Tue, 31 Jan 2023 23:07:17 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/rss CORAÇÃO DE JESUS AVANÇA NOS ESTUDOS DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E CAVERNAS Wed, 16 Nov 2022 09:15:19 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1049/?coracao-de-jesus-avanca-nos-estudos-de-sitios-geologicos-e-cavernas.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1049/?coracao-de-jesus-avanca-nos-estudos-de-sitios-geologicos-e-cavernas.html Foi realizado, entre os dias 26 de agosto e 01 de setembro, novo trabalho de campo em Coração de Jesus. Realizado por especialistas da UFVJ e da UFMG, o trabalho faz parte das atividades no âmbito da parceria entre o município de Coração de Jesus e a UFVJM, e enquadra-se dentro do Planejamento Geral da SMCT 2021-2025, nos seguintes termos:

PROGRAMA OU PROJETO: Convênio ou parceria com entidades específicas para realização de mapeamento, catalogação e estudo definitivo do Patrimônio Natural, Social e Cultural do município.

AÇÕES: Realização de mapeamento, catalogação e estudo definitivo de cavernas, grutas, casarões e casas, pontes históricas, cânions, sítios paleontológicos e geológicos, lagos e lagoas, cachoeiras, distritos com conjuntos históricos, fazendas, igrejas e outros monumentos naturais, sociais e culturais do interesse do município.

SUBAÇÃO: Atividade de campo com professores e alunos da UFVJM e da UFMG, para estudos espeleológicos e paleogeológicos a fim de determinar abertura de cavernas para acesso turístico e estudo para prospecção de fósseis.

O trabalho de campo visa ainda atender às exigências do Plano Municipal de Educação e Difusão do Patrimônio Cultural de Coração de Jesus 2021-2025.

Estiveram presentes em Coração de Jesus os professores do curso de Engenharia Geológica da UFVJM, descritos abaixo e os discentes do curso, Ana Clara Oliveira Magalhães, Ulliana e Tales.

Alessandra Mendes Carvalho Vasconcelos. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nos cursos de Engenharia Geológica e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Centro Mineiro de Carstologia, que desenvolve trabalhos sobre Carste em rochas siliciclásticas na Serra do Espinhaço Meridional. Coordenadora do Laboratório de Análises de Mudanças Ambientais e Climáticas - LAMAC; trabalhos com solos e fitótilos. Doutora em Geografia e Análise Ambiental pelo IGC/UFMG em co-tutela com a Universidade de Rouen no departamento de Geologia, França (2014), comparando o criptocarste em rochas carbonáticos como aqueles desenvolvidos em rochas siliciclásticas na Serra do Espinhaço Meridional.

Gislaine Amorés Battilani. Possui graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999) e doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), com sanduiche na University of Queensland, Austrália. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Sedimentar, Geoquímica e Mineralogia.

Wilbor Poleti. Possui bacharelado (2008-2012) e doutorado (2013-2018) em Geofísica pela Universidade de São Paulo (IAG-USP), ambos com período sanduíche no exterior (Universidade de Liverpool) de 6 e 12 meses, respectivamente. Realizou um pós-doutorado de 4 meses (2018-2019) no IAG-USP. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Janaúba, onde ministra as cadeiras de Geofísica e Geoestatística.

Pela Universidade Federal de Minas Gerias estiveram em Coração de Jesus, o Professor Paulo Roberto Antunes Aranha. Graduado em Engenharia de Minas (EEU-FMG), trabalhou em Desmone de Rocha/Concreto, em mina Subterrânea de Chumbo, fez Mestrado em Geofísica PPPG/UFBa, com modelamento sísmico (1991); doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Professor Titular do Departamento de Geologia IGC/UFMG. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada.

Da UFMG estiveram presentes também os discentes do curso de Geologia: Pablo Eduardo Oliveira Martins e Ian Lucas Fiqueiredo Ferreira.

A atividade de campo consistiu em estudos das cavernas e grutas Madame Cassou, Espigão, Calionguê e Das Colunas e foi desempenhada pela Equipe de Espeleologia. Já a Equipe de Geologia realizou leitura com aparelho de GPR em todo o sítio do Pripiri, trabalho liderado pelo Prof. Paulo Aranha com aparelho específico. Toda a atividade de campo foi coordenada pela Profa. Gislaine Amorés.

Após a realização do trabalho de campo, em reunião com o Prefeito Robinho dias, ficou definido os próximos passos da parceria: elaboração dos termos definitivo da parceria (serão elaborados três termos, um para atividade de extensão, outro para exposição geológica permanente e um terceiro para pesquisa), elaboração das topografias dos sítios geológicos de Pripiri, Sesmaria e Samambuco, agenda para retorno da Equipe de Espeleologia em dezembro deste ano, início da fase de prospecção de novos fósseis a partir de março do ano de 2023.
]]>
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL – 2022 Wed, 09 Nov 2022 09:51:48 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1048/?inventario-do-patrimonio-cultural--2022.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1048/?inventario-do-patrimonio-cultural--2022.html O Inventário é uma das mais antigas formas de proteção do Patrimônio Cultural internacional. As política formas de proteção por meio do inventário são de finais do século XIX, mas muito antes disso listas de bens culturais eram elaboradas, arquivadas e dado publicidade às mesmas.

No Brasil os primeiros inventários foram feitos pelo Frei Agostinho de Santa Maria que, já no século XVIII, listou as imagens da Virgem Maria e dos templos que se encontravam no “Arcebispado de Bahia e nos Bispados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais” (MIRANDA, 2018). Os bens inventariados foram divulgados em dois volumes em Lisboa, em 1722.

Para Miranda, “com o advento da Constituição Federal de 1988, o inventário foi finalmente alçado, em nosso país, à condição de instrumento jurídico autônomo de preservação do patrimônio cultural, ao lado do tombamento, da desapropriação, dos registros, da vigilância e de outras formas de acautelamento e preservação (art. 216, § 1º)” (MIRANDA, 2018). Desta feita, no Brasil, o Inventário é uma forma constitucional de proteção do Patrimônio Cultural. Ressalta-se que o bem a ser inventariado pode ser bem patrimonial material ou imaterial.

O município de Coração de Jesus conta com suas próprias leis de proteção do Patrimônio Cultural e com Plano de Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural, através do qual, anualmente, o município deve inventariar e divulgar uma lista de bens culturais. Este ano foram inventariados os seguintes bens:
  • Antiga Residência à Praça Ferreira Leal, 681 (conhecida popularmente como Casa de Candinha, sua atual proprietária);
  • Antiga Residência à Rua Firmino Duarte, 385 (Casa da Sra. Raimunda Rabelo, que a habita atualmente);
  • Festa de São Sebastião;
  • Vaquejada Nacional de Coração de Jesus.
Esta matéria objetiva apresentar à população as atividades municipais no âmbito do inventariado dos bens patrimoniais culturais do município, dando visibilidade adequada às mesmas e ao Plano de Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural de Coração de Jesus.

Portaria com a lista de bens inventariados foi publicada no Quadro de Avisos e no site oficial da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus em https://coracaodejesus.mg.gov.br/legislacao/id/11/?portaria.html, e no Diário Oficial da AMM em https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/o-que-e, edição de 27/10/2022, página 51.
 
Texto citado na matéria:

MIRANDA, Marcos Paulo. Inventário é instrumento constitucional de proteção de bens culturais. Disponível em ConJur - Inventário é instrumento constitucional de proteção de bens culturais. Acesso 26 out. 2022.
]]>
DIA MUNDIAL DO TURISMO: POTENCIAIS E ATRATIVOS TURÍSTICOS DE CORAÇÃO DE JESUS Tue, 27 Sep 2022 11:14:43 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1047/?dia-mundial-do-turismo-potenciais-e-atrativos-turisticos-de-coracao-de-jesus.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1047/?dia-mundial-do-turismo-potenciais-e-atrativos-turisticos-de-coracao-de-jesus.html Comemora-se no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. Nesta publicação serão apresentados os principais potenciais e atrativos turísticos de Coração de Jesus. O município possui pelo menos 09 tipos de potenciais turísticos que estão e serão desenvolvidos para atendimento à população local e visitante, sendo eles:

Turismo cultural
O turismo cultural é a atividade turística relacionada à vivência com o patrimônio histórico cultural, com os eventos culturais valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura de um povo. Quem pratica este tipo de turismo está interessado na experiência e na vivência das pessoas do lugar. Interessa-se por museus, catedrais, galerias de arte, casarões, sítios arqueológicos, tudo que conte a história do lugar. Coração de Jesus conta, como principais potenciais e atrativos turísticos nessa área, com o Acervo Cultural da Fundação Cultural José Alves de Macedo, alocado no Casarão Cel. Francisco Ribeiro, com os casarões do Mercado Antigo, do Prédio da Primeira Câmara, da Casa do Fubá, casarões coloniais espalhados pelo município e com as ruínas da antiga Usina Hidrelétrica, localizadas na Comunidade Alto Bom Jesus, entre vários outros.

Espelioturismo
O Espelioturismo é a prática turística de visitar grutas e cavernas. Coração de Jesus possui muitas delas, e algumas já são visitadas esporadicamente por populares. Entre as mais conhecidas e mais belas estão: Gruta Madame Cassou, Gruta do Espigão, Caverna das Colunas, Gruta Calionguê, Gruta dos Tapuias e Gruta Glacial.

O Espeleoturismo, seja como atividade turística ou como pesquisa científica, carece de normas e planejamento turístico, aliados ao treinamento de guias para que se torne uma atividade relativamente segura. O Espeleoturismo precisa seguir as normativas legais vigentes no país para ser desenvolvido. Para cumprir com esses preceitos e atender à crescente demanda de visitas às cavernas e grutas de Coração de Jesus, o município estabeleceu parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, por meio da qual está realizando estudos definitivos de várias grutas e cavernas a fim de abri-las ao uso turístico.

Turismo Religioso
Turismo religioso é um segmento de mercado do turismo, o qual difere dos demais porque tem como motivação fundamental a fé das pessoas. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário de acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos.

Em Coração de Jesus o Turismo Religioso movimenta milhares de fieis todos os anos através das várias festas religiosas que acontecem em todas as suas comunidades. A maior expressão dessa modalidade de turismo está nas Festividades de São Sebastião, Nossa senhora Aparecida e na Festa do Padroeiro da Paróquia, Sagrado Coração de Jesus. Junta-se a isso os muitos templos religiosos cuja história e beleza são encantadoras, como a Igreja Matriz de Coração de Jesus, as igrejas históricas dos Distritos de São Geraldo e São Joaquim, e as capelas tombadas de Santo Antônio e dos Lafetá. O turismo religioso de ordem evangélica também tem se mostrado frequente e crescendo no município, especialmente com a realização de grandes eventos por Igrejas Evangélicas, algumas com templos de arquitetura moderna belíssima.

Turismo de Base Comunitária
Turismo de Base Comunitária são iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e gerando emprego e renda para a região. O TBC está diretamente vinculado ao Ecoturismo pela condição das comunidades de desenvolverem suas atividades com a rigorosa preservação do meio ambiente, fundamental para sua sobrevivência.

Em Coração de Jesus as comunidades com maior potencial para o TBC são as comunidades remanescentes de quilombo de São Geraldo, Brejinho e Mocambo II. Entre as tradicionais, destaca a sede do Distrito de São Joaquim pela preservação da cultura local e casarões coloniais.

Ecoturismo
O Ecoturismo é uma atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva a preservação e conservação dos lugares, e ainda busca uma formação voltada para o meio ambiente através de experiências no ambiente natural. O turista desta modalidade gosta de hotéis fazenda, parques naturais, rios, lagoas etc.

Em Coração de Jesus cresceu exponencialmente a construção de estâncias de lazer, a maioria às margens de algum córrego ou rio. O município conta também com vários rios, córregos, lagos, cachoeiras e, de modo especial, com o atrativo Lagoa Feia.

Turismo Rural
Este tipo de turismo é para quem quer viajar e desfrutar da calma e beleza do campo. Atividades como andar a cavalo ao ar livre, beber leite ao pé da vaca, tomar um café da manhã com elementos da culinária rural como queijos, bolos de fubá e um café feito em fogão à lenha são escolhidas pelos viajantes que querem praticar o turismo rural. O que importa para essas pessoas é a vivência no campo e o investimento nas famílias que usam o campo para se sustentar. Nesse potencial, Coração de Jesus conta com inúmeros sítios e fazendas, muitos próximos de atrativos turísticos importantes, como grutas, cavernas, lagos, cachoeiras e rios. Conta também com a prática de cavalgadas que levam turistas de um local para o outro em grupos organizados regularmente. Este é um dos potenciais com maior possibilidade de desenvolvimento no município.

Cicloturismo
O Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. O cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas. Neste sentido, Coração de Jesus possui vários grupos de ciclistas que percorrem trilhas locais na prática de exercício físico e aventura. Precisam de organização definitiva e demarcação e sinalização das trilhas para entrarem definitivamente para a prática turística.

Turismo de aventura
Truísmo de aventura consiste, basicamente em uma prática esportiva para quem gosta de escalar, andar por trilhas, saltar de alturas etc. Em Coração de Jesus está ligado ao potencial Espeleoturístico e ao Ecoturismo.

Turismo gastronômico
O turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem. Coração de Jesus oferece tantas receitas gastronômicas quantas famílias tem. Todas as festas estão repletas de comidas típicas e uma variedade enorme de pratos, o que faz desse potencial turístico um dos mais importantes do município.

Entre os muitos atrativos turísticos de Coração de Jesus, mostrados na série de fotos publicada nesta matéria, pode-se citar grutas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, casarões antigos, cânions, rios, lagos, lagoas e cachoeiras além das muitas praças em sua sede, distritos e povoados. Os atrativos naturais formam uma grandiosa beleza no município e estão espalhados em todo o seu território.
]]>
III FESTIVAL DE CAPOEIRA NA VOLTA QUE O MUNDO DÁ Wed, 16 Nov 2022 10:57:04 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1050/?iii-festival-de-capoeira-na-volta-que-o-mundo-da.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1050/?iii-festival-de-capoeira-na-volta-que-o-mundo-da.html Esse fim de semana Coração de Jesus novamente foi palco de uma grande festa cultural, "III FESTIVAL DE CAPOEIRA NA VOLTA QUE O MUNDO DÁ".

O Festival, organizado pelo Grupo Arundê Capoeira, contou com a presença de 10 mestres renomados de diversas cidades de Minas Gerais. Um total de 170 capoeiras estiveram no evento, sem contar a presença de muitas outras pessoas.

O Festival de Capoeira na Volta que o Mundo Dá tem como objetivo fomentar o esporte e a cultura da capoeira em Coração de Jesus e regiões adjacentes por meio de um evento de capoeira para os alunos do grupo Arundê Capoeira, com a participação de mestres, contramestres, professores e a presença da população. No Festival acontecem graduações, palestras, oficinas, campeonatos entre outras atividades. A prática desportiva da capoeira no Festival faz com que a capoeira cumpra sua função de inclusão social ao contribuir para a prática de hábitos saldáveis.

Durante os dias do evento do ano de 2022, aconteceram cursos de capoeira e auto defesa, campeonato de floreios com troféus e premiação em dinheiro, peça teatral, batizados, troca de graduações e muito aprendizado.

Neste ano, assim como no ano passado, o evento contou com parceiros públicos e privados. Foi de suma importância o apoio da Prefeitura de Coração de Jesus através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Assistência Social, Educação, Desportos e Lazer, Transporte e Rodagens.

O evento, apoiado pela Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, faz interface com a Política Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural e das atividades de Divulgação do Plano Municipal de Educação e Difusão do Patrimônio Cultural.
]]>
CORAÇÃO DE JESUS RECEBE CERTIFICADO DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO Tue, 29 Mar 2022 14:20:12 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1046/?coracao-de-jesus-recebe-certificado-do-mapa-do-turismo-brasileiro.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1046/?coracao-de-jesus-recebe-certificado-do-mapa-do-turismo-brasileiro.html Desde o ano de 2004, a regionalização do turismo tem sido considerada estratégia central na política nacional de incentivo ao turismo brasileiro. O aspecto de regionalização do turismo vem ganhando, desde então, cada vez mais força, tendo sido instituída como um programa pela portaria nº 105, de 16 de maio de 2013. O Estado de Minas Gerais, através da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, também instituiu seu programa de regionalização do turismo, codificado nas várias Instâncias de Governança Regionais, entre elas o Circuito Turístico Lago de Irapé, do qual o município de Coração de Jesus faz parte.

A regionalização do turismo reflete, na prática, o incentivo na formação de regionais que abarquem municípios com características turísticas similares ou complementares, unindo-se no intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística. Desta feita, mesmo que um município não possua clara vocação turística, ele pode se beneficiar das atividades neste ramo de forma indireta. Esta forma de benefício pode dar-se em atividades como oferecimento de mão-de-obra, produtos destinados aos turistas entre outros.

Receber o certificado de município pertencente ao Mapa do Turismo Brasileiro é necessário para que o município participe da política nacional de turismo, sendo beneficiado por ações do MTur, ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão. Se o município não estiver oficialmente no Mapa, ficará impossibilitado de participar dos benefícios da política do MTur. O Mapa do Turismo Brasileiro é dividido em Macrorregiões, Estados, Regiões Turísticas e municípios.

O Mapa do Turismo é atualizado periodicamente (a cada dois anos) e os municípios que o compõem são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as Instâncias de Governança Regionais, desde que esteja de acordo com os critérios para participação da política pública nacional. De tal modo, para que o município seja certificado, a ICR à qual ele pertence também precisa ser certificada.

Junto com o município e a IGR é certificado também o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, órgão responsável pela gestão do FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 foi regulamentado pela Portaria MTUR Nº 4, de 21 de janeiro de 2022.

No Mapa, os municípios estão categorizados por letras de “A” a “E”, sendo aqueles categorizados em A os com atividades turísticas mais desenvolvidas e os categorizados em E os com atividades mais embrionárias. A maior parte dos municípios pertence à categoria D, em torno de 56,5%, e apenas 12% estão nas categorias A e B, indicando que a atividade tem muito ainda a expandir no país.

Este ano Coração de Jesus está entre os milhares de municípios certificados e 100% dos municípios da IGR Lago de Irapé foram certificados.

Para descobrir quais municípios e IGRs foram certificados e fazem parte atualmente do Mapa do Turismo Brasileiro, basta acessar o link http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home, e pesquisar na coluna da direita.
]]>
Lei Aldir Blanc patrocina lançamento de e-books Mon, 14 Mar 2022 10:25:42 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1045/?lei-aldir-blanc-patrocina-lancamento-de-e-books.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1045/?lei-aldir-blanc-patrocina-lancamento-de-e-books.html Através do patrocínio da Lei 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), proponentes de Coração de Jesus puderam publicar livros na modalidade Escritor. Além da publicação de um livro físico de um proponente, quatro proponentes publicaram no formato e-book. Foram dois e-books patrocinados diretamente pela lei e dois e-books resultantes das oficinas de gastronomia de duas proponentes.

O primeiro e-book publicado, do Proponente José Ramos Lafetá Neto, intitulado “Tita: um dinossauro no Coração de Jesus”, é uma produção inovadora. Além de abordar a história dos dinossauros de Coração de Jesus (representada em seu ícone o Tapuassaurus Macedoi), o e-book é inteiramente desenhado, no antigo estilo HQ (História em Quadrinho), (que os leitores mais “velhos” chamavam “Gibi”), ou no novo estilo Graphic Novel, para não perder a modernidade. O e-book está munido de um prefácio e os desenhos são “sem falas”, ou seja, sem os costumeiros balõezinhos de fala das HQs, o que obriga o leitor a forçar ainda mais sua mente para compreender a história. Nela estão representados elementos que figuram em histórias de dinos pelo cinema, desenhos e outras criatividades, como de filhotes perdidos, ambiente de eras passadas, dinos malvadões e outros. O livro pode ser baixado, gratuitamente, através do link https://drive.google.com/drive/folders/176pxXmA-MmC21-6do0qwpk1D_Zn_gREw, ou abaixo, ao fim desta matéria, e seu proponente o está distribuindo através de mídias digitais.

O segundo e-book trata-se de uma produção da Proponente Andreia Cristina, intitulado “Brincadeiras dos tempos de pais e avós”. Ele está recheado dessas brincadeiras antigas, com desenhos e explicação de como realizá-las. Em sua Apresentação, a proponente escreve que As brincadeiras antigas promovem a aprendizagem, diversão e que envolvem o desenvolvimento, conhecimento, as habilidades motoras, de pensamento, de associação e as habilidades individuais, são importantes, pois estão relacionadas ao conhecimento no ambiente escolar e familiar. Diante disso, este e-book pretende considerar o papel da utilização das brincadeiras, ou seja, demonstrar a importância das brincadeiras antigas no processo de aprendizagem da criança, analisando os aspectos relacionados ao jogo e as lições dessas atividades na aprendizagem da criança.” Para baixar este e-book basta ir ao final desta matéria e a proponente o está distribuindo através das mídias sociais digitais.

O terceiro e-book trata-se de um pequeno livro de receitas tradicionais, resultante da oficina de gastronomia da Proponente Isaura dos Santos, intitulado “Minhas receitas”, com receitas deliciosas aprendidas e ensinadas de modo tradicional, como a receita de brevidade, pão de queijo e outras que deixam todos com água na boca. Para baixar o e-book basta ir até o final desta matéria e muita gente já o obteve através de mídias sociais na distribuição feita pela autora.

O quarto e-book, também resultante de oficina de gastronomia, foi elaborado pela Proponente Maria José. Intitulado “Oficina de gastronomia e culinária regional”, contém várias receitas caseiras e tradicionais, como paçoca de castanha, arroz com pequi e carne de sol, bolo cabo de machado e várias outras. Conta ainda com muitas fotos da oficina da proponente, um relato de sua história pessoal e uma Apresentação com informações sobre a cultura gastronômica regional e de Coração de Jesus. Nas palavras da autora: “A cultura regional de Coração de Jesus na área da Gastronomia é um patrimônio do nosso povo, em especial, das nossas avós. É algo que nosso povo adquiriu ao longo do tempo e onde o conhecimento das diversas receitas preparadas pelas nossas avós, algo íntimo, tem sido perpetuado. A cultura é o modo de vida de uma população e, aqui na cidade de Coração de Jesus, nós temos um modo de viver na gastronomia em que são feitas várias receitas de culinária e gastronomia regional.” Para baixar o e-book é só chegar ao final desta matéria. A proponente também já fez ampla divulgação e distribuição digital do mesmo.

Para obter mais informações sobre essa e outras atividades patrocinadas pela Lei Aldir Blanc em Coração de Jesus e assistir aos lançamentos e aos documentários das oficinas, acesse o canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no YouTube, através do link https://www.youtube.com/channel/UC7wv3zuWTfWSTXjF3J2DETw.
]]>
GUIA TURÍSTICO DIGITAL DE CORAÇÃO DE JESUS Wed, 26 Jan 2022 11:10:37 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?guia-turistico-digital-de-coracao-de-jesus.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1044/?guia-turistico-digital-de-coracao-de-jesus.html Coração de Jesus conta com um Guia Turístico Digital desde o início de 2021. Criado pela empresa Viagem Kombinda para a Prefeitura de Coração de Jesus, o Guia conta com os principais atrativos turísticos do município. Além de fotos belíssimas e descrição dos atrativos, o internauta vai descobrir várias curiosidades e acessar botões e links para matéria adicionais.

O Guia conta ainda com um mapa, munido de QR Code, através do qual a pessoa interessada pode passar o leitor de seu aparelho celular e baixar o Guia em seu aparelho pessoal, acessá-lo e enviá-lo para qualquer lugar do mundo. O mapa físico encontra-se disponível na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para visitantes.

O Guia Turístico Digital de Coração de Jesus é uma produção unicamente digital e interativa, num arquivo em PDF que pode ser baixado, a partir de agora, neste site (arquivo no final desta matéria) e no site do VK, através do link https://www.vkguiasdigitais.com/guias-digitais. Você pode baixar o Guia em seu celular, PC, Tablet ou qualquer outro parelho com tecnologia digital que comporte arquivo em PDF.

O Guia Turístico Digital de Coração de Jesus entrou para o portfólio de Boas Práticas Municipais de Turismo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, de Minas Gerais, conferindo ao município o Certificado em Boas Práticas em Turismo no ano de 2021.
]]>
CERTIFICAÇÃO DAS INICIATIVAS PROPOSTAS À LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 18:00:44 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1043/?certificacao-das-iniciativas-propostas-a-lei-aldir-blanc.html  
Hoje foi realizada, no espaço da Câmara Municipal de Coração de Jesus, a certificação das iniciativas aprovadas pelo Comitê Gestor dos Recursos Emergenciais da Lei Aldir Blanca, Lei Federal 14.017/2020. Ao todo foram 41 iniciativas aprovadas, pleiteando um total de mais de R$ 216.000,00, compreendendo as categorias de Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, pleiteante dos recursos disponibilizados através do Edital 01/2021 - PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS.

No evento compareceram o Secretário de Cultura e Turismo do Município de Coração de Jesus, senhor Gilberto Aparecido Soares Medeiros, e o Vice-Prefeito Dr. Samuel Barreto. Ambos abordarem a importância da execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, o que vem de encontro à situação emergencial da classe artística do município, extremamente penalizada pelos efeitos da pandemia causada pela Covid-19. “Não resolve o problema, mas ameniza, especialmente agora que estamos às margens de uma nova onda de infecção”, destacou o Vice-Prefeito.

Após as falas das autoridades administrativas, a palavra foi passada aos presentes, pleiteantes dos recursos da Lei Aldir Blanc que tiveram seus projetos aprovados Pelo Comitê Gestor. As avaliações feitas pelos presentes foram muito positiva quanto à disponibilidade dos recursos para os artista, bem como quanto ao esforço da administração municipal, através da SMCT, em viabilizar o uso dos mesmos. “Trabalho há mais de vinte anos e agora estou parado a quase dois aos e meio. Vivo apenas da música, não tenho outra fonte de recursos. Este recurso (da Lei Aldir Blanc) chegou em boa hora”, disse o Sr. Gilson (Gilsinho Boca de Forró). “Eu não vivo da música, mas vivo pela música. É a primeira vez que chega, para as pessoas aqui na ponta, um recurso desses. Parabenizo o Secretário de Cultura e sua Equipe pelo trabalho. Vamos fazer uma live para arrebentar!”, argumentou o Sr. Dário Júnior. “Quero agradecer ao apoio da Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo apoio e orientação que teve conosco na elaboração dos projetos. Todos foram muito atenciosos e cuidadosos conosco”, agradeceu o Senhor Ziza Farias, Mestre de Capoeira.

Os responsáveis por iniciativas aprovadas assinarão Termo de Compromisso para execução das mesmas. Após a certificação foi elaborado o Calendário de realização das atividades, que vai do mês de dezembro ao mês de fevereiro de 2022.

O objetivo do uso dos recursos da Lei Aldir Blanc é amenizar as percas financeiras da classe artística durante a pandemia da Covid-19 e fomentar a cultura local, possibilitando que a população, mesmo em período de grandes dificuldades, continue tento acesso a ela.
]]>
HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS PROJETOS PLEITEANTES DOS RECURSOS DA LEI ALDIR BLANC Fri, 10 Dec 2021 17:14:20 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1042/?homologacao-do-resultado-final-dos-projetos-pleiteantes-dos-recursos-da-lei-aldir-blanc.html Foi homologado, na data de ontem, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Coração de Jesus, o resultado final após análise do Edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Edital 01/2021, quanto à seleção de artistas que irão receber PRÊMIOS, BOLSAS E MICROPROJETOS CULTURAIS, nas categorias de: Música Sola, Música Dupla, Música Trio ou Banda, Gastronomia, Capoeira, Artesanato (transmissão de saberes), Compositor, Audiovisual, Técnico de Som, Artes plásticas, Desenhos, Pinturas, Fotografias, Escritor, Festa Popular, Produção de Eventos, Folia de Reis, Poesia, conforme classificação dos projetos inscritos, na ordem apresenta na planilha em anexo e em conformidade com a Lei “Aldir Blanc” e Lei Federal nº 14.150/2021, de 12 de Maio de 2021.

Para a Classificação dentro e fora do limite de vaga foram utilizados os critérios estabelecidos no item 5.10 do Edital 01/2021.

Todos os projetos listados no anexo foram aprovados pelo Comitê Gestor do Recurso Emergencial da Lei Federal n° 14.017/2020, de 29 de Junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), Alterada pela Lei Federal nº 14.150/2021 de Maio de 2021, Decreto Legislativo n° 6, de 20 de Março de 2020, Decreto n° 10.464, de 17 de Agosto de 2020, e modificado pelo Decreto n° 10.751 de 22 de julho de 2021, e perceberão recursos na ordem de pleito, ou acrescidos de valores remanescentes de iniciativas nas quais não houve pleito, remanejados do Edital 02/2021 - DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA MANUTENÇÃO DE ESPAÇOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS, MICROEMPRESAS E PEQUENAS EMPRESAS CULTURAIS, COOPERATIVAS, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS COMUNITÁRIAS (LEI ALDIR BLANC), e dos Rendimentos dos recursos na conta da Lei Aldir Blanc.

Após a homologação e publicação no Diário Oficial da AMM (Associação dos Municípios Mineiros), todos os responsáveis de projetos habilitados foram convocados, por meio de Edital de Convocação, para certificação e assinatura do Termo de Compromisso para execução das iniciativas aprovadas.

A homologação do resultado pode ser acessada através do link https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/materia/337E9165/03AGdBq25ypJ4q3-KyjA7TDXTCtJbFV-NmTu-Wkic-bhn9VktQoHDGQbIRYqAb5Y7TYBXMB4IzPA2WW5SvOUQPL8qC5GzAsrqUaE8Nmqwmwx4DlIV7tnBMunmGpbijjF5JHEPr5i82qZcZaYfIpIlTIjV825VyF7cm6B8LWlprOk_LrfOYx8yBvh9LNe3WKO1gG4BKC2CZeZl0hoDPneh9vZUByggv_uD3ETPvX9-KNF3vw5wUpryvD7Jv4LJVAMfGADYMXaDD0ThzG5YFhTDi2oyhYHJc40HAScuQbSaqaAwNxX7NK79A2QXAtthi3toM-c1Xgd4uU_dr5CV0NAe0XxK2AdVGNgQ2KNP4PCsIa6G7j-RZ4Q9Se5YefT4wdgjLnD_ozZaY1e3O9-vpCx5Qdv1XlE_38l47B2K1h-SFyNEN2W8Tr-YoCPi0KJQSOv51HXwN8Gj6pIWqi52vHm6sOYcFiPyVocULlw, ou baixa no anexo abaixo.
]]>
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL - 2021 Fri, 26 Nov 2021 11:05:49 -0300 https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html https://www.coracaodejesus.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1041/?inventario-do-patrimonio-cultural---2021.html

O Patrimônio Cultural pode ser compreendido enquanto um conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente, sendo este o legado que herdamos do passado e que transmitimos para as gerações futuras. Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local e para a construção de sua própria história.

Dentre as possibilidades de proteção do patrimônio cultural está o inventário cultural, que segundo Marília Rangel Machado “consiste no levantamento e identificação das características e valores particulares de um bem cultural”. Este possui diversas finalidades, dentre essas, subsidiar ações de educação patrimonial e políticas públicas de preservação, divulgar e valorizar o patrimônio cultural, contribuir na mobilização da sociedade civil na salvaguarda de seu patrimônio.

O Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus foi concebido de acordo aos critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa nº 01/2016 e nº 03/2017, elaborada pelo CONEP. Sua elaboração incluiu levantamento de campo, bibliografia geral e específica sobre o município e bases cartográficas. Na elaboração deste também foram discutidos os critérios de identificação e escolha dos bens inventariáveis, tal como o objetivo do inventário. (Texto da Introdução do Plano de Inventário da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, MG).

Consciente do papel do inventário e na intenção de preservar e proteger seu patrimônio cultural, o município de Coração de Jesus apresenta, dentre os bens listados em seu Plano, aqueles que foram inventariados no ano de 2021, sendo:
  • Casa do Fubá;
  • Casarão Coronel Francisco Ribeiro;
  • Biblioteca da EE Ce. Francisco Ribeiro.
O objetivo desta matéria é dar publicidade às atividades do município no âmbito do Programa Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, incluindo as ações do Plano de Inventário.
]]>