O inventário tem por objetivo a proteção de bens patrimoniais de interesse cultural para o município, a fim de preservar sua história e sua memória patrimonial.

A Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, elaborou o novo Plano de Inventário. Este tem como objetivo dar continuidade à proteção e preservação do patrimônio cultura do município.

O Plano de Inventário apresentado segue os critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa CONEP nº 01/2016 e nº 03/2017, sendo um documento sobre a história, o território e a riqueza cultural do município de Coração de Jesus e protege elementos do patrimônio no campo e na cidade.

No ano de 2023, foram inventariados bens vinculados à cultura religiosa do município, objetos pertencentes à Paróquia e presentes na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus há quase um século, que fazem parte de bens históricos e são relíquias consagradas. Os objetos são imagens e alfaias litúrgicas, conforme listados a seguir:

  1. Imagem de Nossa Senhora das Dores;
  2. Imagem de Nosso Senhor dos Passos;
  3. Conjunto de objetos litúrgicos (sacrário, ostensório, castiçais, crucifixo pequeno).

Portaria com a lista de bens pode ser acessada através do link https://coracaodejesus.mg.gov.br/diario-oficial/bcid/53/?diario-oficial.html (link direto https://coracaodejesus.mg.gov.br/uploads/diariooficial/20228/PORTARIA_09_SMCT.pdf).

A mesma portaria pode ser acessada ao fim dessa matéria.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Data de publicação: 05/10/2023

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Fabiane

Compartilhe!