Coração de Jesus avança nos estudos na área da espeleologia e da geologia. Novo trabalho de campo foi realizado por especialistas da UFVJM e da UFMG entre os dias 26 de agosto e 01 de setembro deste ano. Confira a matéria a seguir e fique por dentro.

Foi realizado, entre os dias 26 de agosto e 01 de setembro, novo trabalho de campo em Coração de Jesus. Realizado por especialistas da UFVJ e da UFMG, o trabalho faz parte das atividades no âmbito da parceria entre o município de Coração de Jesus e a UFVJM, e enquadra-se dentro do Planejamento Geral da SMCT 2021-2025, nos seguintes termos:

PROGRAMA OU PROJETO: Convênio ou parceria com entidades específicas para realização de mapeamento, catalogação e estudo definitivo do Patrimônio Natural, Social e Cultural do município.

AÇÕES: Realização de mapeamento, catalogação e estudo definitivo de cavernas, grutas, casarões e casas, pontes históricas, cânions, sítios paleontológicos e geológicos, lagos e lagoas, cachoeiras, distritos com conjuntos históricos, fazendas, igrejas e outros monumentos naturais, sociais e culturais do interesse do município.

SUBAÇÃO: Atividade de campo com professores e alunos da UFVJM e da UFMG, para estudos espeleológicos e paleogeológicos a fim de determinar abertura de cavernas para acesso turístico e estudo para prospecção de fósseis.

O trabalho de campo visa ainda atender às exigências do Plano Municipal de Educação e Difusão do Patrimônio Cultural de Coração de Jesus 2021-2025.

Estiveram presentes em Coração de Jesus os professores do curso de Engenharia Geológica da UFVJM, descritos abaixo e os discentes do curso, Ana Clara Oliveira Magalhães, Ulliana e Tales.

Alessandra Mendes Carvalho Vasconcelos. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, nos cursos de Engenharia Geológica e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Centro Mineiro de Carstologia, que desenvolve trabalhos sobre Carste em rochas siliciclásticas na Serra do Espinhaço Meridional. Coordenadora do Laboratório de Análises de Mudanças Ambientais e Climáticas - LAMAC; trabalhos com solos e fitótilos. Doutora em Geografia e Análise Ambiental pelo IGC/UFMG em co-tutela com a Universidade de Rouen no departamento de Geologia, França (2014), comparando o criptocarste em rochas carbonáticos como aqueles desenvolvidos em rochas siliciclásticas na Serra do Espinhaço Meridional.

Gislaine Amorés Battilani. Possui graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1997), graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (1999) e doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), com sanduiche na University of Queensland, Austrália. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Sedimentar, Geoquímica e Mineralogia.

Wilbor Poleti. Possui bacharelado (2008-2012) e doutorado (2013-2018) em Geofísica pela Universidade de São Paulo (IAG-USP), ambos com período sanduíche no exterior (Universidade de Liverpool) de 6 e 12 meses, respectivamente. Realizou um pós-doutorado de 4 meses (2018-2019) no IAG-USP. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Janaúba, onde ministra as cadeiras de Geofísica e Geoestatística.

Pela Universidade Federal de Minas Gerias estiveram em Coração de Jesus, o Professor Paulo Roberto Antunes Aranha. Graduado em Engenharia de Minas (EEU-FMG), trabalhou em Desmone de Rocha/Concreto, em mina Subterrânea de Chumbo, fez Mestrado em Geofísica PPPG/UFBa, com modelamento sísmico (1991); doutorado em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002). Professor Titular do Departamento de Geologia IGC/UFMG. Experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada.

Da UFMG estiveram presentes também os discentes do curso de Geologia: Pablo Eduardo Oliveira Martins e Ian Lucas Fiqueiredo Ferreira.

A atividade de campo consistiu em estudos das cavernas e grutas Madame Cassou, Espigão, Calionguê e Das Colunas e foi desempenhada pela Equipe de Espeleologia. Já a Equipe de Geologia realizou leitura com aparelho de GPR em todo o sítio do Pripiri, trabalho liderado pelo Prof. Paulo Aranha com aparelho específico. Toda a atividade de campo foi coordenada pela Profa. Gislaine Amorés.

Após a realização do trabalho de campo, em reunião com o Prefeito Robinho dias, ficou definido os próximos passos da parceria: elaboração dos termos definitivo da parceria (serão elaborados três termos, um para atividade de extensão, outro para exposição geológica permanente e um terceiro para pesquisa), elaboração das topografias dos sítios geológicos de Pripiri, Sesmaria e Samambuco, agenda para retorno da Equipe de Espeleologia em dezembro deste ano, início da fase de prospecção de novos fósseis a partir de março do ano de 2023.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Data de publicação: 16/11/2022

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Gilberto Medeiros

Compartilhe!