Comemora-se no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. Nesta publicação serão apresentados os principais potenciais e atrativos turísticos de Coração de Jesus.

Comemora-se no dia 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. Nesta publicação serão apresentados os principais potenciais e atrativos turísticos de Coração de Jesus. O município possui pelo menos 09 tipos de potenciais turísticos que estão e serão desenvolvidos para atendimento à população local e visitante, sendo eles:

Turismo cultural
O turismo cultural é a atividade turística relacionada à vivência com o patrimônio histórico cultural, com os eventos culturais valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura de um povo. Quem pratica este tipo de turismo está interessado na experiência e na vivência das pessoas do lugar. Interessa-se por museus, catedrais, galerias de arte, casarões, sítios arqueológicos, tudo que conte a história do lugar. Coração de Jesus conta, como principais potenciais e atrativos turísticos nessa área, com o Acervo Cultural da Fundação Cultural José Alves de Macedo, alocado no Casarão Cel. Francisco Ribeiro, com os casarões do Mercado Antigo, do Prédio da Primeira Câmara, da Casa do Fubá, casarões coloniais espalhados pelo município e com as ruínas da antiga Usina Hidrelétrica, localizadas na Comunidade Alto Bom Jesus, entre vários outros.

Espelioturismo
O Espelioturismo é a prática turística de visitar grutas e cavernas. Coração de Jesus possui muitas delas, e algumas já são visitadas esporadicamente por populares. Entre as mais conhecidas e mais belas estão: Gruta Madame Cassou, Gruta do Espigão, Caverna das Colunas, Gruta Calionguê, Gruta dos Tapuias e Gruta Glacial.

O Espeleoturismo, seja como atividade turística ou como pesquisa científica, carece de normas e planejamento turístico, aliados ao treinamento de guias para que se torne uma atividade relativamente segura. O Espeleoturismo precisa seguir as normativas legais vigentes no país para ser desenvolvido. Para cumprir com esses preceitos e atender à crescente demanda de visitas às cavernas e grutas de Coração de Jesus, o município estabeleceu parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, por meio da qual está realizando estudos definitivos de várias grutas e cavernas a fim de abri-las ao uso turístico.

Turismo Religioso
Turismo religioso é um segmento de mercado do turismo, o qual difere dos demais porque tem como motivação fundamental a fé das pessoas. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário de acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos.

Em Coração de Jesus o Turismo Religioso movimenta milhares de fieis todos os anos através das várias festas religiosas que acontecem em todas as suas comunidades. A maior expressão dessa modalidade de turismo está nas Festividades de São Sebastião, Nossa senhora Aparecida e na Festa do Padroeiro da Paróquia, Sagrado Coração de Jesus. Junta-se a isso os muitos templos religiosos cuja história e beleza são encantadoras, como a Igreja Matriz de Coração de Jesus, as igrejas históricas dos Distritos de São Geraldo e São Joaquim, e as capelas tombadas de Santo Antônio e dos Lafetá. O turismo religioso de ordem evangélica também tem se mostrado frequente e crescendo no município, especialmente com a realização de grandes eventos por Igrejas Evangélicas, algumas com templos de arquitetura moderna belíssima.

Turismo de Base Comunitária
Turismo de Base Comunitária são iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e gerando emprego e renda para a região. O TBC está diretamente vinculado ao Ecoturismo pela condição das comunidades de desenvolverem suas atividades com a rigorosa preservação do meio ambiente, fundamental para sua sobrevivência.

Em Coração de Jesus as comunidades com maior potencial para o TBC são as comunidades remanescentes de quilombo de São Geraldo, Brejinho e Mocambo II. Entre as tradicionais, destaca a sede do Distrito de São Joaquim pela preservação da cultura local e casarões coloniais.

Ecoturismo
O Ecoturismo é uma atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva a preservação e conservação dos lugares, e ainda busca uma formação voltada para o meio ambiente através de experiências no ambiente natural. O turista desta modalidade gosta de hotéis fazenda, parques naturais, rios, lagoas etc.

Em Coração de Jesus cresceu exponencialmente a construção de estâncias de lazer, a maioria às margens de algum córrego ou rio. O município conta também com vários rios, córregos, lagos, cachoeiras e, de modo especial, com o atrativo Lagoa Feia.

Turismo Rural
Este tipo de turismo é para quem quer viajar e desfrutar da calma e beleza do campo. Atividades como andar a cavalo ao ar livre, beber leite ao pé da vaca, tomar um café da manhã com elementos da culinária rural como queijos, bolos de fubá e um café feito em fogão à lenha são escolhidas pelos viajantes que querem praticar o turismo rural. O que importa para essas pessoas é a vivência no campo e o investimento nas famílias que usam o campo para se sustentar. Nesse potencial, Coração de Jesus conta com inúmeros sítios e fazendas, muitos próximos de atrativos turísticos importantes, como grutas, cavernas, lagos, cachoeiras e rios. Conta também com a prática de cavalgadas que levam turistas de um local para o outro em grupos organizados regularmente. Este é um dos potenciais com maior possibilidade de desenvolvimento no município.

Cicloturismo
O Cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira muito saudável, econômica e ecológica de se fazer turismo. O cicloturismo é o conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades visitadas. Neste sentido, Coração de Jesus possui vários grupos de ciclistas que percorrem trilhas locais na prática de exercício físico e aventura. Precisam de organização definitiva e demarcação e sinalização das trilhas para entrarem definitivamente para a prática turística.

Turismo de aventura
Truísmo de aventura consiste, basicamente em uma prática esportiva para quem gosta de escalar, andar por trilhas, saltar de alturas etc. Em Coração de Jesus está ligado ao potencial Espeleoturístico e ao Ecoturismo.

Turismo gastronômico
O turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem. Coração de Jesus oferece tantas receitas gastronômicas quantas famílias tem. Todas as festas estão repletas de comidas típicas e uma variedade enorme de pratos, o que faz desse potencial turístico um dos mais importantes do município.

Entre os muitos atrativos turísticos de Coração de Jesus, mostrados na série de fotos publicada nesta matéria, pode-se citar grutas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, casarões antigos, cânions, rios, lagos, lagoas e cachoeiras além das muitas praças em sua sede, distritos e povoados. Os atrativos naturais formam uma grandiosa beleza no município e estão espalhados em todo o seu território.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Data de publicação: 27/09/2022

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Cristiano Cazarotto

Compartilhe!