Coração de Jesus é certificado no Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação é necessária para que o município participe da política nacional de turismo e pleiteie recursos junto ao Ministério do Estado do Turismo - MTur.

Desde o ano de 2004, a regionalização do turismo tem sido considerada estratégia central na política nacional de incentivo ao turismo brasileiro. O aspecto de regionalização do turismo vem ganhando, desde então, cada vez mais força, tendo sido instituída como um programa pela portaria nº 105, de 16 de maio de 2013. O Estado de Minas Gerais, através da Secult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, também instituiu seu programa de regionalização do turismo, codificado nas várias Instâncias de Governança Regionais, entre elas o Circuito Turístico Lago de Irapé, do qual o município de Coração de Jesus faz parte.

A regionalização do turismo reflete, na prática, o incentivo na formação de regionais que abarquem municípios com características turísticas similares ou complementares, unindo-se no intuito de organizar a gestão e promover a diversificação e maior competitividade turística. Desta feita, mesmo que um município não possua clara vocação turística, ele pode se beneficiar das atividades neste ramo de forma indireta. Esta forma de benefício pode dar-se em atividades como oferecimento de mão-de-obra, produtos destinados aos turistas entre outros.

Receber o certificado de município pertencente ao Mapa do Turismo Brasileiro é necessário para que o município participe da política nacional de turismo, sendo beneficiado por ações do MTur, ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão. Se o município não estiver oficialmente no Mapa, ficará impossibilitado de participar dos benefícios da política do MTur. O Mapa do Turismo Brasileiro é dividido em Macrorregiões, Estados, Regiões Turísticas e municípios.

O Mapa do Turismo é atualizado periodicamente (a cada dois anos) e os municípios que o compõem são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as Instâncias de Governança Regionais, desde que esteja de acordo com os critérios para participação da política pública nacional. De tal modo, para que o município seja certificado, a ICR à qual ele pertence também precisa ser certificada.

Junto com o município e a IGR é certificado também o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, órgão responsável pela gestão do FUMTUR – Fundo Municipal de Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 foi regulamentado pela Portaria MTUR Nº 4, de 21 de janeiro de 2022.

No Mapa, os municípios estão categorizados por letras de “A” a “E”, sendo aqueles categorizados em A os com atividades turísticas mais desenvolvidas e os categorizados em E os com atividades mais embrionárias. A maior parte dos municípios pertence à categoria D, em torno de 56,5%, e apenas 12% estão nas categorias A e B, indicando que a atividade tem muito ainda a expandir no país.

Este ano Coração de Jesus está entre os milhares de municípios certificados e 100% dos municípios da IGR Lago de Irapé foram certificados.

Para descobrir quais municípios e IGRs foram certificados e fazem parte atualmente do Mapa do Turismo Brasileiro, basta acessar o link http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home, e pesquisar na coluna da direita.

Data de publicação: 29/03/2022