Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local, capacitando 30 pessoas com potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico local.

Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local. A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Administração Unidos Por Coração, através da Sala Mineira do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretaria Municipais, e o SEBRAE, executadas durante o segundo semestre de 2021. São também parceiros nessas atividades a EMATER e o Banco SICOOB.

Ministrada pelo Facilitador Claudio Ramos, a Oficina DEL teve como objetivos:

“Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL”
.

A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes, representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município e instigados por três fortes indagações:

“O que você sente por Coração de Jesus? O que você sonha para Coração de Jesus?, e O que você faz por Coração de Jesus?”.

A partir dessas questões e da compreensão de comprometimento com o desenvolvimento local, as atividades da oficina foram se desenhando através do entendimento da dinâmica do desenvolvimento local, que passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões:

Capital Empreendedor (mais e melhores empresas, empreendedores e lideranças), Tecido Empresarial (mais e melhores entidades, redes e conexões);

Governança para o Desenvolvimento (uma visão, um plano e uma institucionalidade);

Organização Produtora (melhor forma de gerar renda e riqueza no território): e

Inserção Competitiva (melhor forma de se integrar ao mundo).

Ao final do segundo dia de oficina foram apresentadas três propostas para o desenvolvimento econômico local. As propostas foram avaliadas por uma banca composta pelos convidados: Jovino (produtor rural), Eduardo Nogueira Melo (vereador e Presidente da Câmara), e Edson (comerciante da área de material de construção). As propostas foram:

Levantamento das cadeias produtivas a fim de estabelecer dados consolidados sobre a produção, produtores e locais em que se encontra;

Elaboração de planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local integrado;

Criação de cooperativa, subdividida em câmaras, capaz de acolher todos os produtores locais e suas divisões produtivas.

Durante as atividades, entre outras propostas de ação, ficou definido que, futuramente, será criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Coração de Jesus, com papel multiplicador para alavancar o desenvolvimento econômico local. Para a criação deste conselho já foi encaminhado ao Jurídico Municipal, pela Sala Mineira do Empreendedor, projeto de lei a ser analisado e encaminhado à Câmara municipal para aprovação.

Ficou criada a Comissão DEL, responsável para levar adiante as propostas votadas, compostas pelas seguintes pessoas:

Domingo Sávio Amaral
Matheus Luiz Ferreira Santos