Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local, capacitando 30 pessoas com potencial para contribuir com o desenvolvimento econômico local.

Nos dias 13 e 14 de outubro foi realizada, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Oficina DEL – Desenvolvimento Econômico Local. A oficina faz parte de um conjunto de atividades formativas estabelecido entre a Administração Unidos Por Coração, através da Sala Mineira do Empreendedor, com a parceria das diferentes Secretaria Municipais, e o SEBRAE, executadas durante o segundo semestre de 2021. São também parceiros nessas atividades a EMATER e o Banco SICOOB.

Ministrada pelo Facilitador Claudio Ramos, a Oficina DEL teve como objetivos:

 “Propor aos atores locais uma forma inovadora de perceber e compreender o território, destacando os ativos territoriais e as oportunidades de ação para o desenvolvimento;

Oportunizar espaço criativo e colaborativo capaz de abrigar a geração dos primeiros insights para o direcionamento estratégico rumo ao desenvolvimento;

Direcionar estratégias e potenciais políticas públicas para criação de um ambiente favorável e para o tratamento diferenciado às MPEs do município, a partir da análise da dinâmica territorial, mediada pelo olhar proposto pelas dimensões do DEL”
.

A Oficina DEL foi ministrada para 30 participantes, representantes do Primeiro, Segundo e Terceiro Setor, envolvidos diretamente com o desenvolvimento econômico local e capazes de proporem projetos sólidos para alavancar a economia do município, tornando-a mais atrativa, parceira e competitiva, através do conhecimento do contexto econômico do município e instigados por três fortes indagações:

“O que você sente por Coração de Jesus? O que você sonha para Coração de Jesus?, e O que você faz por Coração de Jesus?”.

A partir dessas questões e da compreensão de comprometimento com o desenvolvimento local, as atividades da oficina foram se desenhando através do entendimento da dinâmica do desenvolvimento local, que passa pela compreensão da realidade territorial em cinco dimensões:

Capital Empreendedor (mais e melhores empresas, empreendedores e lideranças), Tecido Empresarial (mais e melhores entidades, redes e conexões);

Governança para o Desenvolvimento (uma visão, um plano e uma institucionalidade);

Organização Produtora (melhor forma de gerar renda e riqueza no território): e

Inserção Competitiva (melhor forma de se integrar ao mundo).

Ao final do segundo dia de oficina foram apresentadas três propostas para o desenvolvimento econômico local. As propostas foram avaliadas por uma banca composta pelos convidados: Jovino (produtor rural), Eduardo Nogueira Melo (vereador e Presidente da Câmara), e Edson (comerciante da área de material de construção). As propostas foram:

Levantamento das cadeias produtivas a fim de estabelecer dados consolidados sobre a produção, produtores e locais em que se encontra;

Elaboração de planejamento estratégico de desenvolvimento econômico local integrado;

Criação de cooperativa, subdividida em câmaras, capaz de acolher todos os produtores locais e suas divisões produtivas.

Durante as atividades, entre outras propostas de ação, ficou definido que, futuramente, será criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Coração de Jesus, com papel multiplicador para alavancar o desenvolvimento econômico local. Para a criação deste conselho já foi encaminhado ao Jurídico Municipal, pela Sala Mineira do Empreendedor, projeto de lei a ser analisado e encaminhado à Câmara municipal para aprovação.

Ficou criada a Comissão DEL, responsável para levar adiante as propostas votadas, compostas pelas seguintes pessoas:

Domingo Sávio Amaral
Matheus Luiz Ferreira Santos
Flávia Luciana Nery
Camila de Castro Nogueira
César Augusto dos Reis
Kiara Daniele Gonçalves Cardoso
Maria Ilma Lopes
Araci Fiuza da Silva
Wagner Alves Melo
Denise Gonçalves de Alencar
Guilherme Leal Andrade
Edivagner de Matos
Marcos Antônio Pereira Reis
Maria Aparecida Ferreira Júnior
Cristiano da Silva
Gilmar Moreira da Silva
Gilberto Aparecido Soares Medeiros

Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo

Data de publicação: 15/10/2021

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Claudio Ramos; Marcinele Nobre; Marco Aurélio Melo

Compartilhe!