Escritores, desenhistas e artistas da culinária publicam e-books sobre dinossauros, brincadeiras e receitas tradicionais patrocinados pela Lei Aldir Blanc em Coração de Jesus.

Através do patrocínio da Lei 14017/2020 (Lei Aldir Blanc), proponentes de Coração de Jesus puderam publicar livros na modalidade Escritor. Além da publicação de um livro físico de um proponente, quatro proponentes publicaram no formato e-book. Foram dois e-books patrocinados diretamente pela lei e dois e-books resultantes das oficinas de gastronomia de duas proponentes.

O primeiro e-book publicado, do Proponente José Ramos Lafetá Neto, intitulado “Tita: um dinossauro no Coração de Jesus”, é uma produção inovadora. Além de abordar a história dos dinossauros de Coração de Jesus (representada em seu ícone o Tapuassaurus Macedoi), o e-book é inteiramente desenhado, no antigo estilo HQ (História em Quadrinho), (que os leitores mais “velhos” chamavam “Gibi”), ou no novo estilo Graphic Novel, para não perder a modernidade. O e-book está munido de um prefácio e os desenhos são “sem falas”, ou seja, sem os costumeiros balõezinhos de fala das HQs, o que obriga o leitor a forçar ainda mais sua mente para compreender a história. Nela estão representados elementos que figuram em histórias de dinos pelo cinema, desenhos e outras criatividades, como de filhotes perdidos, ambiente de eras passadas, dinos malvadões e outros. O livro pode ser baixado, gratuitamente, através do link https://drive.google.com/drive/folders/176pxXmA-MmC21-6do0qwpk1D_Zn_gREw, ou abaixo, ao fim desta matéria, e seu proponente o está distribuindo através de mídias digitais.

O segundo e-book trata-se de uma produção da Proponente Andreia Cristina, intitulado “Brincadeiras dos tempos de pais e avós”. Ele está recheado dessas brincadeiras antigas, com desenhos e explicação de como realizá-las. Em sua Apresentação, a proponente escreve que As brincadeiras antigas promovem a aprendizagem, diversão e que envolvem o desenvolvimento, conhecimento, as habilidades motoras, de pensamento, de associação e as habilidades individuais, são importantes, pois estão relacionadas ao conhecimento no ambiente escolar e familiar. Diante disso, este e-book pretende considerar o papel da utilização das brincadeiras, ou seja, demonstrar a importância das brincadeiras antigas no processo de aprendizagem da criança, analisando os aspectos relacionados ao jogo e as lições dessas atividades na aprendizagem da criança.” Para baixar este e-book basta ir ao final desta matéria e a proponente o está distribuindo através das mídias sociais digitais.

O terceiro e-book trata-se de um pequeno livro de receitas tradicionais, resultante da oficina de gastronomia da Proponente Isaura dos Santos, intitulado “Minhas receitas”, com receitas deliciosas aprendidas e ensinadas de modo tradicional, como a receita de brevidade, pão de queijo e outras que deixam todos com água na boca. Para baixar o e-book basta ir até o final desta matéria e muita gente já o obteve através de mídias sociais na distribuição feita pela autora.

O quarto e-book, também resultante de oficina de gastronomia, foi elaborado pela Proponente Maria José. Intitulado “Oficina de gastronomia e culinária regional”, contém várias receitas caseiras e tradicionais, como paçoca de castanha, arroz com pequi e carne de sol, bolo cabo de machado e várias outras. Conta ainda com muitas fotos da oficina da proponente, um relato de sua história pessoal e uma Apresentação com informações sobre a cultura gastronômica regional e de Coração de Jesus. Nas palavras da autora: “A cultura regional de Coração de Jesus na área da Gastronomia é um patrimônio do nosso povo, em especial, das nossas avós. É algo que nosso povo adquiriu ao longo do tempo e onde o conhecimento das diversas receitas preparadas pelas nossas avós, algo íntimo, tem sido perpetuado. A cultura é o modo de vida de uma população e, aqui na cidade de Coração de Jesus, nós temos um modo de viver na gastronomia em que são feitas várias receitas de culinária e gastronomia regional.” Para baixar o e-book é só chegar ao final desta matéria. A proponente também já fez ampla divulgação e distribuição digital do mesmo.

Para obter mais informações sobre essa e outras atividades patrocinadas pela Lei Aldir Blanc em Coração de Jesus e assistir aos lançamentos e aos documentários das oficinas, acesse o canal da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no YouTube, através do link https://www.youtube.com/channel/UC7wv3zuWTfWSTXjF3J2DETw.

Data de publicação: 14/03/2022

Créditos das Fotos: As fotos são artes de divulgação dos proponentes.