Neste sábado, 04 de setembro de 2021, os Feirantes de Coração de Jesus, com apoio da Administração Pro Bem de Coração e outros parceiros, reabriram a Feira Livre do município.

A Feira Livre de Coração de Jesus faz parte da memória econômica e cultural do município, especialmente por favorecer um ambiente de igualdade comercial para os pequenos produtores e artesãos locais, além de contar com apresentações de artistas.

Durante muitos anos, A Feira Livre foi realizada na rua em frente ao antigo mercado, na ponta Norte da Praça da Matriz. Após o fechamento do Mercado Municipal no local e seu deslocamento para o prédio construído na Avenida Montes Claros, a Feira Livre também migrou para lá, sendo instalada nos fundos do Novo Mercado. Já nesse tempo havia perdido muito de seu caráter de Feira Livre, restringindo-se mais aos produtos da agricultura familiar.

Ao longo dos anos, após ser deslocada da parte histórica da cidade, entre períodos de fechamento e reaberturas curtas, e também por questões políticas, a grande Feira Livre de Coração de Jesus passou a ser chamada de “feirinha”, e chegou a ser mudada, por pouco tempo, para o bairro Renovação. Posteriormente, através de várias tentativas de reabertura, veio a funcionar na Avenida Montes Claros, em frente ao atual prédio do Mercado, ou no fundo do mercado, e, no ano de 2019, em frende ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coração de Jesus, abrindo por pouco tempo, sendo impedida de continuar devido à Pandemia de Covid-19. Nesse processo de vai e vem, a Feira Livre foi perdendo força e deixando a população angustiada.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Saúde, Assistência Social, Administração e Finança, em parceria com a Sala Mineira do Empreendedor, com a EMATER e apoiadas pela Administração Pro Bem de Coração, oferecem suporte aos feirantes para reabertura e realização da Feira Livre.

A reabertura da Feira Livre, neste sábado, 04 de setembro, procura resgatar suas características originais, entre as quais a participação de feirantes de todas as regiões do município, entre eles agricultores e artesãos, que podem oferecer seus produtos à venda no mesmo lugar, livres de encargos financeiros, senão aqueles próprios para boa oferta de seus produtos.

A Feira Livre estará funcionando na Praça da Matriz, com apoio da Paróquia Santíssimo Coração de Jesus, em todos os sábados a contar de hoje e a partir das 06h da manhã. As secretarias e demais parceiros estão oferecendo a estrutura básica e sanitária para os feirantes, bem como a divulgação da Feira.

Devido às limitações causadas pela Pandemia de Covid-19, ainda não estão liberadas as apresentações artísticas em ambientes abertos, a fim de evitar aglomeração e facilitar a circulação dos feirantes, clientes e visitantes.

Ao final do expediente de hoje, avalia-se que o saldo da reabertura da Feira Livre foi muito positivo, com feirantes, administração, parceiros e população em geral apresentando satisfação com o fato, críticas positivas e prevendo melhoras nos próximos sábados. A expectativa ainda é de que, após a reabertura da Feira Livre de Coração de Jesus, os distritos e povoados do município venham a reabrir suas feiras locais, ampliando os espaços para os feirantes disponibilizarem seus produtos à venda.

Para participar da Feira Livre, os interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, na Rua Comendador Lafetá, 776, Centro de Coração de Jesus, e fazer o seu cadastro.

Reiteramos que foram respeitadas todas as medidas sanitárias ao enfrentamento à Covid-19 na realização do evento.

Data de publicação: 04/09/2021